Os europeus estão a consumir mais embalagens de vidro



A União Europeia tem vindo a desenvolver metas no intuito dos Estados-membros implementarem estratégias sustentáveis e ecológicas, criando uma geração futura mais consciente e ambientalista. É nesse âmbito que surgem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Acordo Verde Europeu e o Acordo de Paris.

Um estudo feito pela European European Glass Federation (FEVE) e a Friends of Glass, em 13 países europeus, concluiu que desde 2016 os cidadãos têm vindo a alterar os seus hábitos de consumo, nomeadamente o consumo de embalagens de vidro. Isto deve-se à crescente consciencialização dos impactos ambientais e da importância da reciclagem para o futuro.

Observa-se assim um aumento no consumo de embalagens de vidro, com 9 em cada 10 pessoas a recomendá-lo, mais 11% face ao ano de 2016. Em Portugal, verificou-se um acréscimo de 56% na compra de vidro, e um decréscimo de 67% na compra de embalagens de plástico. O vidro está presente no setor alimentar maioritariamente em garrafas de vinho (92%), de óleo (98%) e de cerveja (84%).

O relatório indica também que, 75% dos cidadãos europeus se preocupam com o impacto do abandono das embalagens no ambiente, 64% com o seu desperdício e 63% com os efeitos que estas podem causar no clima.

A reciclagem começou a fazer parte implicitamente da rotina diária da pessoas, mas ainda não é igual em todos os países. Em território português, 50% do vidro é recolhido de forma conjunta, e apenas 4% é separado, enquanto que, em países como a Alemanha, 65% do vidro já é recolhido separadamente em três categorias, verde, transparente e âmbar.

A tendência é que as pessoas considerem o plástico como principal culpado pelos problemas ambientais, optando pelo vidro, que é “100% reciclável, produzido com materiais naturais e com capacidade para ser reciclado infinitamente num ciclo fechado local”, ou seja, a escolha mais sustentável.





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