Brasil reage e impõe condições de entrada mais apertadas aos espanhóis no país
Os turistas espanhóis que viajarem para o Brasil a partir do próximo dia 2 de Abril deverão apresentar o seu bilhete de ida e volta e comprovar que dispõem de meios económicos suficientes para a sua manutenção e alojamento durante o tempo da sua estadia.
As novas mediadas surgem em resposta aos requisitos impostos por Espanha para a entrada de brasileiros no país, no âmbito da aplicação das normas estabelecidas pela União Europeia para ceder aos países do espaço de Schengen – zona sem fronteiras interiores que permite a liberdade de circulação.
Além do passaporte, com uma validade mínima de seis meses, as autoridades brasileiras do controlo migratório exigirão, a partir do dia 2 de Abril, o bilhete de avião de ida e também de volta, com data confirmada, aos turistas espanhóis.
Os turistas espanhóis também terão de apresentar um comprovativo de posse dos meios económicos suficientes para a manutenção do turista no Brasil, no valor de R$ 170 (cerca de € 75).
Neste sentido, os turistas deverão apresentar cartão de crédito e a última factura deste para que se possa verificar o limite. No caso de o alojamento ser um hotel, os turistas terão de apresentar o documento de reserva já paga.
Se ficarem numa casa particular, será necessário mostrarem um convite escrito, de um residente na cidade brasileira onde ficarem, assim como o prazo da sua estadia. Esta “carta” deverá estar certificada pelo cartório brasileiro e acompanhada de um comprovativo de residência emitido em nome do declarante.
Segundo o UOL Notícias, estas medidas representam também uma barreira à entrada de profissionais espanhóis que procuram trabalho na América do Sul.
Recorde-se que o Brasil é um dos principais destinos dos turistas espanhóis que viajam para a América do Sul.