Locust-19. A praga devastadora que ameaça África



A praga de gafanhotos é um fenómeno que tem origem nas alterações climáticas, segundo António Guterres, porque com o aumento da temperatura surgiram furacões nos oceanos que levaram os insetos para África, vindos do Médio Oriente.

Uma segunda nuvem ameaça novamente a África Oriental, dois meses após a primeira vaga. No início de 2020, o acontecimento deu-se em países como a Somália, o Quénia e a Etiópia, sendo que neste último foram destruídos 5 mil milhões de cereais, e um novo ataque pode equivaler a uma perda de 50% de rendimento.

O ex-ministro da agricultura da Nigéria, Akinwumi Adesina, dá-lhe o nome de “Locust-19” (gafanhoto em inglês), por ser um fenómeno devastador que sucede o surto pandémico e provoca novamente o caos nas populações.

A principal preocupação é a perda de colheitas e de rendimentos nos países em que a fome é um problema real. Cerca de 40% da população é considerada desnutrida, segundo a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Os países que estão atualmente em perigo são o Quénia, a Etiópia e a Somália, no entanto, países com o Iémen e o Omã também estão ameaçados. Embora as Nações Unidas estejam a reforçar a proteção nestas regiões, a falta de equipamentos não deixou que se impedisse a primeira invasão, pelo que os animais acabaram por se reproduzir e multiplicar. Espera-se que desta vez sejam vinte vezes mais gafanhotos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...