Certificação Biosphere: por um turismo mais sustentável
O Turismo é um setor muito importante na economia de um país, fazendo parte do constante desenvolvimento do mesmo. O Instituto de Turismo Responsável (ITR) desenvolveu o Sistema de Turismo Responsável no qual tem origem a Certificação Biosphere.
O certificado Biosphere baseia-se nos critérios da UNESCO e da Organização Mundial de Turismo, respeitando o Acordo de Paris, e segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Está ligado a várias vertentes da indústria do turismo, como o alojamento, a restauração, as atividades de animação, as experiências culturais, entre outras.
O intuito é promover um turismo sustentável e criar um equilíbrio ambiental, económico e sociocultural num determinado destino. Assim, é possível evoluir sem comprometer as gerações futuras e conservar os ecossistemas e os recursos naturais. Existem cinco áreas de atuação onde se inserem os 17 ODS, são elas a Cultura, Ambiente, Economia, Social e Alterações Climáticas.
Em Portugal, oito empresas do meio turístico aderiram a este processo de certificação, na Albufeira da barragem de Castelo de Bode. O objetivo é que este se torne mais tarde um Destino Sustentável certificado, como é o caso de Piodão, Monsanto e Castelo Rodrigo.