Embalagens à base de plantas são uma promessa para 2023



O plástico presente nas cadeias de produção e proveniente de combustíveis fósseis é o grande inimigo do ambiente. Além de levar imenso tempo a decompor, centenas de anos, é pouco reciclado e acaba muitas vezes por ir para ao mar, prejudicando todo um ecossistema.

A Avantium, nos Países Baixos, lançou um novo projeto em que pretende fabricar plásticos através de açúcares vegetais, como milho e trigo. A empresa vai investir numa fase inicial na produção de 5 mil toneladas ao ano, e espera chegar aos supermercados em 2023. “Este plástico tem credenciais de sustentabilidade muito atraentes porque não usa combustíveis fósseis” explica ao The Guardian, Tom Van Aken, CEO da empresa.

O plástico vegetal e renovável é uma ótima alternativa dado que, pode ser reciclado, demora cerca de um ano a decompor-se em condições normais, e é resistente para bebidas como refrigerantes e cervejas. O projeto já tem apoio de marcas como a Carlsberg, Coca-Cola e Danone.

No futuro, para não chocar com a produção de alimentos, a Avantium pretende usar apenas açúcares vegetais vindos de resíduos biológicos com origem sustentável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...