Redescoberta abelha que se pensava extinta
Esta espécie de abelha estava desaparecida há mais de quatro anos. No entanto, durante um trabalho de campo, cientistas norte-americanos encontraram um raríssimo exemplar da Abelha-carpinteira-azul (Amegilla cingulata) que, normalmente, tem o dobro do tamanho de uma abelha normal. Outra marca desta espécie é que o abdómen dos machos tem cinco faixas completas, enquanto o das as fêmeas tem quatro.
De acordo com os especialistas, a abelha azul é bastante solitária e não costuma viver em grupo. A partir de agora, os cientistas possuem poucos dias para fazer um estudo mais detalhado sobre o comportamento deste inseto. Tudo indica que a sua temporada de voo termine este mês, o que fará com que seja praticamente impossível voltar a observá-la. “Vimos uma abelhinha azul brilhante a agarrar uma flor e esfregando a cabeça na parte superior da flor duas vezes” afirmou o investigador Chase Kimmel à imprensa internacional. “Esse comportamento é uma característica única da abelha carpinteiro azul. Ficamos impressionados ao vê-la”, acrescentou. O Museu da História Natural da Florida emitiu também um comunicado sobre o reaparecimento.
A principal fonte de alimentação desta abelha é uma planta chamada Calamintha Ashei também ela bastante difícil de ser encontrada na Natureza.