Arquitecto canadiano propõe arranha-céus de 30 andares em madeira (com FOTOS)
O estúdio de arquitectura Michael Green desenvolveu um projecto para uma inovadora e gigantesca torre de madeira, um edifício de 30 andares que, a ser construído, será provavelmente o arranha-céus mais sustentável de sempre.
O edifício chama-se Tall Wood e poderá liderar uma revolução na forma como a madeira pode voltar a ser utilizada na construção de projectos urbanos, segundo nos explica Andrew Michler, do Inhabitat.
A ideia da utilização da madeira para este edifício surgiu da grande quantidade de energia necessária para criar os materiais utilizados num prédio normal – a maioria deles, como se sabe, são transportados de muito longe.
Projectado para a cidade de Vancouver, perto da fronteira com os Estados Unidos, a principal estrutura do edifício é feita de LVL (Laminated Veneer Lumber). Os feixes são construídos a partir de tiras de pequenas fibras de madeira, que são coladas sob pressão. E apesar de alguns hipotéticos receios de a Tall Wood em ser em íman de incêndios, Michael Green diz que, na verdade, ela é mais segura que uma torre de aço.
Tendo o Canadá uma das maiores áreas florestais do Mundo, a madeira pode tornar-se num material óbvio na indústria da construção. Outros exemplos de arranha-céus em madeira podem ser encontrados em países como a Noruega, Áustria ou Austrália.
Finalmente, e para ajudar os futuros planeadores urbanos, arquitectos e construtores nesta nova visão para as cidades, o arquitecto canadiano até publicou os resultados da sua pesquisa sobre especificações de design e construção madeira neste PDF. É uma espécie de white-paper-open source com instruções para arranha-céus em madeira. E um serviço público sustentável.