Quercus desafia cidadãos a serem “Guardiões da Floresta” e deixa alerta sobre fogos florestais



Sob o lema “Tempo para a Natureza”, o Dia Mundial do Ambiente celebra-se este ano num contexto excecional, devido à pandemia Covid-19.

A QUERCUS considera que a recuperação da economia não deve esquecer os valores ambientais e aproveita a aproximação da época de fogos rurais para relembrar os seus impactes negativos no ambiente, reforçar a importância da prevenção e vigilância e lançar a campanha “Guardião da Floresta”, indicou a Associação em comunicado.

A floresta consagra diversos ecossistemas com enorme valor ecológico, estando permanentemente ameaçada. A sua proteção passa por cada cidadão e, nesse sentido, a sensibilização ambiental é importante.

Nesse sentido, a Quercus aproveita este dia simbólico para lançar a campanha “Guardião da Floresta” nas redes sociais (https://quercus.pt/guardiaofloresta).

Todos os interessados em concorrer devem publicar um vídeo nas suas redes sociais com duração entre 20 a 30 segundos, realizado em ambiente exterior, que reflita a importância da Floresta. As publicações poderão ser feitas até ao final do mês de julho e deverão incluir a hashtag #guardiaoquercus.

Os autores dos dez melhores vídeos receberão o Kit de plantação “Amigos da Floresta”, os cinco melhores serão publicados no feed da Quercus no Facebook e o vencedor receberá ainda um exemplar do livro do Minuto Verde.

Quercus defende investimento na vigilância e prevenção

Devido a inúmeros fatores, potenciados pelo desordenamento do território e os efeitos das alterações climáticas, Portugal é um país extremamente vulnerável à ocorrência de incêndios florestais e, nos últimos anos, o total de área ardida e a intensidade de alguns fogos têm vindo a agravar-se, com particular destaque para os graves incêndios de 17 de junho e 15 de outubro de 2017.

Convém relembrar os diversos impactes ambientais dos incêndios florestais, que incluem a queima de material vegetal e lenhoso; a perda de habitats e de biodiversidade; a ocorrência de pragas e doenças; o aparecimento de espécies invasoras; a emissão de gases com efeito de estufa para atmosfera, agravando o aquecimento global, a erosão dos solos ou a contaminação dos recursos hídricos.

Neste contexto, a QUERCUS sempre defendeu que a maior fatia do investimento financeiro no âmbito dos fogos florestais deve ser canalizada essencialmente para a prevenção e não para o combate, sendo que uma das operações chave de Prevenção é a Vigilância.

Todos os anos, o Instituto Português do Desporto e Juventude lança o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, que assegura a presença de jovens na nossa floresta, complementando o trabalho das entidades oficiais.

Este ano, devido às limitações impostas pela pandemia COVID-19, verificou-se naturalmente um atraso na operacionalização deste programa no terreno, por forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, mas a QUERCUS espera ser possível retomar esta iniciativa o quanto antes, pelo seu trabalho meritório na sensibilização ambiental.

Assim, a Associação apela também à fiscalização das entidades competentes nos espaços rurais/naturais, tendo em conta o possível aumento da presença humana nos mesmos, na atual fase de desconfinamento.

“A presença humana em espaços naturais e florestais deve sempre ser feita com respeito pelo património natural, sem perturbação das espécies animais e vegetais que aí ocorram. No entanto, esta presença humana, desde que realizada com cautela e responsabilidade, pode ser também benéfica, ao inibir comportamentos negligentes ou intencionais que estão na origem dos fogos florestais no nosso país”, indica a Quercus no seu comunicado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...