Dia Mundial dos Oceanos. Quem vive no fundo dos mares?



O fundo dos mares, de acordo com os investigadores, acolhe ainda mais dois milhões de seres vivos desconhecidos. Nos últimos anos tem sido feito um esforço para descobrir novas espécies de peixes e invertebrados marinhos. Entre as novas espécies já encontradas, de acordo com os investigadores, destaca-se uma nova espécie de peixe lanterna. Com cerca de seis centímetros de comprimento este peixe, que habita em águas profundas, perto dos dois mil metros, costuma subir à superfície para comer: a viagem demora três horas, alimenta-se de crustáceos e algas, e volta a descer. O lanterna nunca se cansa e faz disto uma rotina diária.

Mais abaixo, perto dos três mil metros, existem apenas animais habituados a pressões esmagadoras, como o anglerfish, da família do tamboril, o Vampyromorpha, espécie de polvo, o peixe tripé e as medusas. Alguns peixes de águas profundas têm características físicas comuns como a boca, os olhos e os dentes grandes. Muitos têm também um revestimento escuro no estômago que serve para tapar a luz emitida pelos órgãos luminosos das presas engolidas, protegendo-os de outros predadores maiores.

A partir dos três quilómetros de profundidade e até aos seis, já foram descobertos seres bizarros: camarões cegos, esponjas carnívoras e vermes gigantes. Apesar de existirem muito poucos seres vivos nestas águas profundas, os mais resistentes não morrem à fome: alimentam-se de microorganismos que nascem nas fontes hidrotermais dos Oceanos. Isto é, são jactos de água quente rica em minerais em torno dos quais se formam bactérias capazes de sobreviver a temperaturas superiores a 113 graus.

Para estudar os mares, os cientistas utilizam meios tecnológicos sofisticados: submarinos russos e americanos equipados com braços que capturam os peixes e navios com sonares último modelo. Mas também se recorreu a métodos muito simples. Em países como o Japão, os alunos das escolas foram para a praia apanhar moluscos e plantas entranhadas nas rochas.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...