As cascas de camarão podem ajudar a criar baterias



As energias renováveis são uma fonte mais sustentável e amiga do ambiente de produzir eletricidade, no entanto, esta não se gera uniformemente todos os dias. Assim, é necessário conseguir armazená-la para corresponder de forma eficaz à procura.

Um estudo da American Chemical Society, com uma equipa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, propõe criar baterias de armazenamento através da quitina da casca do camarão, que contém oxigénio e nitrogénio. O objetivo é conseguir armazenar energia de fontes renováveis, de forma mais sustentável e económica, através de biomassa e resíduos alimentares.

Os especialistas utilizam assim o carvão proveniente de biomassa para baterias de fluxo, em baterias redox de vanádio.

Francisco Martin-Martinez, parte da equipa, explica ao EuroNews “As baterias de fluxo redox de vanádio, ao contrário das baterias de lítio usadas na indústria automóvel, não fornecem alta densidade de energia, mas fornecem um grande volume de armazenamento de energia a baixo custo, o que as torna ideais para armazenar energia de fontes renováveis, como a solar e a eólica, cuja produção de energia é intermitente.”

A transição para energias renováveis nos países europeus é cada vez maior, pelo que o mercado procura soluções como esta, mais eficientes e económicas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...