Cabelo humano e o pêlo de cão: estudo afirma serem eficazes na limpeza de derrames de petróleo



Os derrames de petróleo são uma forma de poluição muito prejudicial para o ambiente e para os ecossistemas. A sua limpeza leva tempo a ficar concluída, desde semanas até anos, e durante esse período mata muitas espécies.

Uma nova investigação da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) afirma que a junção de cabelo humano e de pêlo de cão formam uma opção eficaz, sustentável e mais barata de absorver derrames de petróleo em terra.

Após análise, foi descoberto também que a utilização de musgo de turfa (a concorrente sustentável) não é tão eficaz como esta solução em terrenos arenosos.

Megan Murray, autora do estudo e diretora do The Phyto Lab da UTS, afirma “Esta é uma descoberta de grande entusiasmo para os gestores agrícolas quanto aos derrames de petróleo vindos de camiões, tanques e de oleodutos. Todos estes cenários podem ser resolvidos de forma eficiente com estes absorventes de origem sustentável.”

Transformados em tapetes de feltro, estes absorventes são preferenciais aos já existentes, dado que a maioria é feita de materiais que incluem resíduos plásticos não biodegradáveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...