One Central Park: a primeira floresta vertical do mundo já está a ser construída em Sydney, Austrália (com FOTOS)

Sydney ultrapassou Milão na vontade em construir a primeira floresta vertical do mundo. O projecto inspira-se no histórico parque nova-iorquino Central Park e está a ser desenvolvido pela Frasers Property Australia e pela Sekisui House Australia, duas empresas com visões futuristas das cidades, centradas no desenvolvimento sustentável.
Desenhado pelo arquitecto francês Jean Nouvel, o One Central Park ocupa 6.400 metros quadrados e pretende ser um verdadeiro pulmão verde da cidade australiana. Com vários parques verdes à sua volta, o One Central Park tem como grande destaque as suas duas torres residenciais e de comércio.
Incluído no programa Sydney 2030, a One Central Park custará €1,5 mil milhões (R$3,6 mil milhões), sendo um “destino excepcional para viver, trabalhar, encontrar os amigos, ir às compras, jantar e relaxar”.
Com 11 edifícios e 2.000 apartamentos, o projecto tem uma “colecção” de lojas, cafés, restaurantes, áreas pedonais, terraços e escritórios. “O Central Park transformou a antiga fábrica de cerveja Kent, em Chippendale, numa rede inteligente de edifícios e espaços públicos. E levanta o benchamark para o desenvolvimento sustentável global”, explica o projecto no seu site.
Os jardins do One Central Park têm como pano de fundo uma colaboração entre Jean Nouvel e o botânico francês Patrick Blanc. “A paisagem é arquitectura. Criámos uma continuidade para que a fachada [das torres] estendessem o parque até ao céu”, explicou Nouvel.
Os jardins verticais do projecto utilizam 250 espécies de plantas e flores australianas, que mudam em cada estação e proporcionam uma lufada de ar puro a quem está dentro das torres que, como bónus, têm uma fantástica vista sobre Sydney, as suas montanhas e oceano.
Conheça todos os pormenores do projecto.