Dia Mundial do Leão: uma vénia ao poderoso rei da selva



O leão sempre foi o mais venerado dos grandes felinos, um misto de admiração e medo assombra qualquer humano que se depare com este animal.

O leão é considerado o rei da selva graças à sua impressionante crina, destemor, poder e força. Mesmo com todas as características poderosas, é triste dizer que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.

É certamente o felino mais famoso da savana. O seu estilo de vida é bastante diferente do de outros felinos africanos, pois os leões preferem viver em grandes grupos familiares para se protegerem de ameaças.

No século passado, o número de leões selvagens que viviam no continente africano diminuiu de 200.000 para 20.000, de acordo com a organização de preservação dos felinos, Panthera.

Como regra geral, os leões machos não caçam muito porque as fêmeas são muito mais habilidosas e ágeis. Quando os filhotes de leão nascem, eles vivem pacificamente dentro do seu clã até que tenham idade suficiente para lutar contra o macho dominante do clã.

Pode haver até quatro machos num bando, conhecido como coalizão. Leões machos, muitas vezes deixam o seu local de nascimento quando atingem a maturidade e tornam-se nomadas ou tentam tomar o lugar de um leão noutro seio familiar.

Por muitos anos, os leões foram ameaçados pela destruição de seu habitat e pela caça ilegal. Os leões já foram praticamente exterminados da Ásia – os leões asiáticos estão listados como ‘em perigo’ pela União Internacional para Conservação da Natureza, enquanto outros leões estão classificados como ‘vulneráveis’.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...