África Central reune doadores na Europa para mobilizar 4 mil milhões de investimento



“A mesa redonda terá lugar em 16 e 17 de novembro de 2020 em Bruxelas, provavelmente nas instalações da União Europeia” (UE), disse Michel-Cyr Djiena Wembou, secretário permanente do Programa de Reforma Económica da CEMAC, numa conferência de imprensa em Brazzaville.

O objetivo é “mobilizar cerca de 2.563,4 mil milhões de francos CFA (mais de 3,9 mil milhões de euros) para financiar doze projetos de integração”, acrescentou o mesmo responsáveis sem mais pormenores.

Os países da CEMAC, que inclui os Camarões, Gabão, Congo-Brazzaville, Guiné Equatorial, República Centro-Africana e Chade, são frequentemente vítimas da denominada “maldição dos recursos”, especialmente os países produtores de petróleo que sofrem com a quebra dos preços (Congo-Brazzaville, Gabão e Guiné Equatorial).

Os países enfrentam sérias dificuldades para diversificar as suas economias e torná-las menos dependentes do petróleo.

“Os Estados ainda não implementaram vigorosamente as reformas que contribuem para melhorar o clima empresarial, diversificar a economia e reforçar o capital humano”, disse Michel-Cyr Djiena Wembou.

Graças a acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), contudo, alguns países conseguiram “estabilizar o quadro macroeconómico e melhorar a gestão da dívida”, acrescentou.

Mas “estes acordos com o FMI colocaram mais ênfase na estabilidade financeira do que no crescimento e desenvolvimento”, sublinhou.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...