Dubai: como a Vertical Village utiliza a geometria para tirar partido da energia solar (com FOTOS)



Segundo o site da Graft Architects, o projecto de que falamos nesta notícia foi desenhado em parceria com o actor Brad Pitt. Desconhecendo o Green Savers se tal é verdade – ou que papel coube ao norte-americano – ficamos pela análise do Vertical Village, um complexo de vários edifícios a serem projectados no Dubai.

Na verdade, tudo neste projecto parece secreto. Os planos existem, mas desconhece-se o cliente, prazo de entrega da obra ou preço. Ficam as fotografias e a filosofia. A Vertical Village tem como objectivo principal tirar partido da energia solar, que segundo a Graft Architects, ateliê responsável pelo projecto, não está a ser bem trabalhada no Norte de África a Ásia.

A Vertical Villagem é uma série de torres residenciais e de escritórios que nos dá uma ideia de como serão utilizados, no futuro, os painéis fotovoltaicos. Os painéis têm duas funções: mitigar o excesso de sol dentro dos edifícios, mantendo as necessidades energéticas ao mínimo; e maximizar a quantidade de energia absorvida por estes.

Estes dois objectivos são conseguidos ao alinhar as sombras provocadas pelo próprio edifício, no extremo norte do local, com o eixo este-oeste, o que reduz a penetração do sol num ângulo baixo. Paralelamente, este efeito permite posicionar os painéis solar de forma que estes recebam tanta exposição sul quanto possível.

Segundo a Graft, os edifícios têm outras características sustentáveis, que permitem reduzir a energia através da reciclagem ou dos colectores de água quente colocados no edifício.

Cada torre está voltada para uma direcção diferente. Seguindo explicaram os designers ao Arch Daily, os edifícios residenciais e o hotel foram partidos e chegados à frente para criar pontos de foco em larga escala, dando uma posição única a cada laje, ao mesmo tempo que cria uma mudança de linha de horizonte constante e poderosa.

Por outro lado, por baixo da gigantesca colecção de painéis encontra-se a área de lazer: restaurantes, lojas e entretenimento. Esta zona foi construída para que nenhum residente ou trabalhador da área tenha de procurar a satisfação das suas necessidades básicas foram deste eixo.

Veja as fotos e julgue por si mesmo.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...