“O Bravo do Pinhal do Rei”, um pinheiro-bravo com características únicas



Encontra-se a decorrer o concurso nacional “Árvore do Ano”, com dez finalistas muito especiais de Norte a Sul do país. As votações estão abertas até ao dia 23 de novembro, e a vencedora vai concorrer no âmbito europeu a Árvore Europeia de 2021. Para saber mais sobre o concurso, leia o nosso artigo acerca da votação.

Entre as árvores finalistas existe uma que tem um aspeto muito peculiar, chamada “O Bravo do Pinhal do Rei”. Este pinheiro-bravo encontra-se na zona costeira da Mata Nacional de Leiria, em São Pedro de Moel, e tem 125 anos.

Também conhecida como “pinheiro-serpente”, a árvore tem diversas características que a tornam única: além da sua longevidade, devido aos fortes ventos vindos do mar teve de adotar uma postura diferente e, em vez de crescer verticalmente, adaptou-se, e cresceu junto ao chão. Os seus troncos de forma torcida estendem-se por uma área total de 260 metros quadrados.

O Centro PINUS considera-a assim “um símbolo de resiliência, força e triunfo”, porque luta “contra ventos, tempestades e o avançar da areia numa batalha invisível e interminável”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...