Trocathlon, Segunda Vida e EcoDesign: A economia circular da Decathlon
A Decathlon é uma loja de desporto francesa que existe em Portugal desde 1993. Além de espalhar a vontade de praticar desporto, a marca apresenta agora várias iniciativas, através do seu Projeto de Economia Circular, que têm como objetivo reduzir ao máximo o impacto ambiental dos seus produtos.
A loja conta atualmente com mais de 400 produtos desenhados através de uma abordagem de EcoDesign, que utilizam materiais como o algodão orgânico, o poliéster reciclado (de garrafas de plástico), e tingimento por solução.
Através do serviço Trocathlon, permitem que os clientes dêem uma nova vida aos produtos já usados, e do serviço de aluguer, deixam experimentar diferentes desportos sem o cliente ter de comprar o material no fim da utilização.
Mais recentemente, a marca lançou também a Segunda Vida, uma iniciativa que repara artigos devolvidos ou artigos danificados que se encontram expostos em loja, colocando-os novamente à venda a outro preço.
“O desporto é um recurso incrível que cresce à medida que é partilhado. No entanto, a nossa paixão traz consequências para o nosso terreno de jogo. De modo a prolongar o tempo de vida do equipamento desportivo e a preservação do planeta em que vivemos, as equipas da Decathlon estão focadas em criar e produzir produtos desportivos da forma mais ecológica possível”, explicam em comunicado.