O veneno do Polvo de Anéis Azuis é mil vezes mais poderoso do que o cianeto



Chama-se Polvo de Anéis Azuis (nome científico Hapalochlaena maculosa), vive nas águas australianas e é um dos animais mais perigosos do mundo. O veneno que carrega no corpo, mil vezes mais poderoso do que o cianeto, é capaz de matar vinte e seis adultos numa questão de minutos, lê-se na biografia do animal no site Ocean Conservancy. A sua dieta consiste tipicamente de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge.

Na maioria das vezes são amarelos ou cor de areia, mas os anéis azuis brilhantes aparecem no seu organismo quando estão prestes a atacar. No entanto, não atacarão a menos que se sintam provocados. A substância tóxica que possui é capaz de matar uma pessoa até 30 minutos. Por sorte, a taxa de incidentes é muito baixa — e segundo os especialistas não existem antídotos que consigam combater a ferocidade do veneno deste polvo.

Os adultos variam de tamanho de 12 a 20 cm e pesam de 10 a 100 gramas. As fêmeas são um pouco maiores que os machos, mas o tamanho de qualquer polvo varia muito, dependendo da nutrição, temperatura e luz disponível.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...