SPV lança concurso de design para criação de ecobags
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou hoje o concurso Recicl’arte, um desafio lançado aos designers e que vai encontrar a solução mais criativa de decoração dos três sacos que constituem os ecobags para separação selectiva de embalagens.
Um dos objectivos do concurso é “colocar os ecobags na moda”, de acordo com a SPV, que fala em 100 mil unidades de ecobags impressas com a melhor solução criativa. O outro, claro, passa por aumentar a separação de embalagens usadas.
As candidaturas serão apreciadas por um júri composto por elementos da Sociedade Ponto Verde, da agência Euro RSCG Design & Arquitectura e do IADE creative university.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de €2.500 (R$6.240), sendo que o Recicl’Arte decorre até 31 de Maio. Mais informações em www.pontoverde.pt.
“Com o lançamento desta iniciativa, quisemos dar aos designers a oportunidade de se envolverem de forma mais próxima com o projecto de reciclagem. Os 100 mil ecobags serão depois entregues aos sistemas municipais nossos parceiros e distribuídos por estes junto da população, proporcionando um sistema de separação doméstica a quem ainda não o possui, facilitando assim a tarefa e contribuindo para o aumento dos lares separadores”, refere Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.
De acordo com os resultados do estudo “Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos 2011”, desenvolvido pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde junto de quem nunca realizou separação doméstica de lixo e embalagens usadas, a falta de recipientes próprios para o efeito é um dos argumentos mais evocados para justificar a não separação doméstica do lixo produzido.