Primeiro Marketplace digital europeu para a indústria do metal e plásticos tem tecnologia portuguesa
O projeto MARKET4.0 teve inicio em novembro de 2020, no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
O principal objetivo do projeto é desenvolver uma plataforma online europeia para a comercialização de equipamentos industriais e serviços digitais associados, e ainda testar e demonstrar a importância destes novos canais de vendas em fluxos B2B nos setores do plástico e do metal. Este será o primeiro Marketplace digital da Europa.
A Europa representa 36% do mercado mundial de fabricação de máquinas e equipamentos, pelo que a venda destes equipamentos via online é uma solução bastante útil em termos de logística.
“Comprar um gadget de 200 euros online, ou um equipamento industrial de 1 milhão de euros não é exatamente a mesma coisa. A tomada de decisão é mais longa e difícil e a negociação comercial mais exigente. Mas este processo pode ser acelerado por meio de plataformas digitais online, onde o comprador pode avaliar as características do equipamento através de ferramentas digitais, e onde o vendedor pode propor inúmeras soluções”, explica Filipe David Ferreira, investigador do INESC TEC. “Nós estamos a desenvolver um configurador online para customização de máquinas para a indústria do metal, onde o cliente pode especificar e escolher os componentes específicos que respondem às suas necessidades, o que agiliza o processo e torna a tomada de decisão mais ágil e amigável”, conclui.