Gostava que o seu gato parasse de caçar animais? Este estudo diz-lhe como



Se tem um gato e ele anda ao ar livre, certamente já teve uma surpresa quando este decidiu trazer as suas presas para dentro de casa. Se a brincadeira for recorrente, torna-se difícil de lidar. Agora uma nova investigação veio revelar o que pode fazer para atenuar este comportamento.

Um estudo da Universidade de Exeter analisou durante 12 semanas 355 gatos domésticos em Inglaterra. A equipa conseguiu perceber que os gatos caçavam menos animais quando os donos brincavam com eles todos os dias, e quando os alimentavam com ração rica em proteína de carne.

Os gatos reduziram o número de presas caçadas quando alimentados com esse tipo de comida em 36%, e em 25% quando brincaram cerca de 10 minutos diariamente com os donos.

“Investigações anteriores nesta área concentraram-se em inibir a capacidade dos gatos de caçar, seja mantendo-os dentro de casa ou equipando-os com coleiras, dispositivos e dispositivos de dissuasão. Embora manter os gatos dentro de casa seja a única maneira infalível de evitar a caça, alguns proprietários estão preocupados com as implicações do bem-estar de restringir o acesso externo dos seus gatos”, explica na revista Science Robbie A. McDonald, um dos autores do estudo.

Os cientistas procuram agora estudar quais as brincadeiras que podem potenciar este efeito e que tipo de elementos presentes na comida contribuíram para o mesmo resultado. “A produção de carne levanta claras questões climáticas e ambientais, por isso um de nossos próximos passos é descobrir que micronutrientes específicos podem ser adicionados à comida de gato para reduzir a caça”, explica Martina Cecchetti.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...