Hungria: posto de gasolina do futuro permite carregar veículos eléctricos em 15 minutos
O posto de gasolina ecológico da MOL, empresa de combustíveis da Europa Central, acabou de receber o primeiro carregador ultra-rápido de corrente contínua (CC) para veículos eléctricos, que permite carregar estes automóveis entre 15 a 30 minutos.
O posto situa-se na Hungria e é o primeiro passo para o desenvolvimento da rede de carregamento de CC naquele País, uma medida que, esperam os governantes húngaros, abrirá a porta para uma maior utilização de veículos eléctricos. O posto de carregamento foi desenvolvido pela ABB.
“A tecnologia de CC da ABB é capaz de recarregar as baterias de veículos eléctricos até 80% da sua capacidade máxima em cerca de 15 a 30 minutos, de acordo com a norma CHAdeMO, o que demoraria 6 a 8 horas utilizando o sistema padrão de CA (corrente alternada) de carregamento por pólos”, explicou em comunicado Tanja Vainio, country manager da ABB na Hungria.
Esta é também a primeira estação de carregamento rápido de veículos eléctricos colocada em serviço na Hungria e em que o carregamento é gratuito.
“Ao projectar uma estação de carregamento para o futuro, esforçámo-nos por garantir que não existe incompatibilidade entre o abastecimento de um veículo e a consciência ambiental”, disse Andrea Páncél, director de comunicação da MOL na Hungria.
“As preocupações com o ambiente foram fundamentais para o projecto e construção da estação. Foi utilizado mobiliário feito a partir de papel reciclado e foram integrados, no telhado, sistemas solares de produção de energia, que juntamente com a estação de carregamento ultra-rápido da ABB ajudam à redução do impacte ambiental”, concluiu o responsável.