Statkraft assina acordo com Aquila Capital por central solar de 50 MW em Espanha



A Statkraft, a maior geradora de energias renováveis da Europa, e a Aquila Capital, gestora alemã líder em investimento em ativos reais, assinaram o primeiro PPA (Power Purchase Agreement) em Espanha para a construção de uma central solar.

De nome “Albeniz”, o parquel solar está a ser construído em Almería, e terá uma capacidade total de 50MW. Assim que esteja conectada à rede, a central irá produzir 103 GWh de energia solar por ano, dos quais a Statkraft irá retirar a maioria da sua produção de eletricidade. A energia gerada por esta central solar irá poupar 32.960 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) anualmente.

O acordo energético tem a duração de cinco anos, estando o seu início previsto para 2022, com uma estrutura de preços inovadora na qual a Aquila Capital irá fornecer à Statkraft 100% de eletricidade verde.

Simon Kornek, vice-presidente da Statkraft, afirma “A energia gerada pela central solar ‘Albeniz’ vai ser usada para fornecer os nossos clientes industriais e comercias na Península Ibérica e na Europa em geral. Na Statkraft estamos convencidos que o mercado de PPA privados vai continuar a desempenhar um papel primordial na resposta a pedidos específicos de compradores de energia verde”.

Joakim Johnsen, responsável pela área de Merchant Market Desk da Aquila Capital, acrescenta ainda “Entrar num PPA em Espanha com a Statkraft é uma nova meta ultrapassada na nossa relação e mostra a importância do mercado de energias renováveis espanhol para os nossos negócios”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...