Programa Escola Azul chega às 250 escolas parceiras



A Escola Azul é um programa de Literacia do Oceano promovido pela Direção-Geral de Política do Mar que nasceu em 2017, e que procura junto das escolas portuguesas criar uma comunidade de parceiros ligados em prol do Oceano.

Ao fim de quatro anos de funcionamento, o programa atinge um marco importante ao chegar aos 36 mil participantes em 250 escolas espalhadas pelo país.

Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, congratula o sucesso da Escola Azul: “Os jovens sentem cada vez mais o apelo e a urgência da proteção do ambiente marinho. Acredito firmemente que o programa Escola Azul contribuiu para essa maior consciência de que, sem um oceano saudável, estaremos a hipotecar o futuro da nossa passagem por este Planeta, onde evoluímos e prosperámos. Parabéns às comunidades escolares das 250 escolas azuis, por fortalecerem o conhecimento e os laços que nos unem ao Oceano”.

O programa está inscrito na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e segue na sua estratégia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas número 4 “Educação de Qualidade”, número 14 “Proteger a Vida Marinha” e número 17 “Parcerias para a Implementação dos Objetivos”. Este tem tido igualmente um notável reconhecimento internacional, tendo sido inspiração para outras iniciativas europeias e internacionais, e recebido uma distinção pela UNESCO como um caso de sucesso de implementação de Literacia do Oceano.

Raquel Costa, coordenadora do Escola Azul, afirma “O grande sucesso é termos conseguido que a Escola Azul evoluísse para funcionar como uma comunidade que engloba professores, alunos, parceiros e municípios. Este número representa uma consolidação do programa com uma comunidade esta que está extraordinariamente empenhada em dar resposta a todos os desafios que lançamos, mesmo em contextos complexos como os que temos vivido. O programa tem superado todas as nossas expectativas. Por vezes, são as próprias escolas que nos desafiam e isso é fantástico”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...