Banco Mundial de Sementes no Ártico foi aberto para guardar novos exemplares



O Svalbard Global Seed Vault, é um cofre gigantesco que guarda sementes no Ártico para as proteger de uma catástrofe global.

Esta semana este banco mundial de sementes foi aberto e entre os primeiros depósitos de 2021 estavam sementes de melancia, morango e abóbora. O depósito de fevereiro incluiu as sementes de muitas outras safras de África, Europa e Sul da Ásia.

Morangos e melancias podem não vir à mente ao imaginar a paisagem congelada e estéril em torno do Svalbard Global Seed Vault, mas esta semana, as sementes dessas frutas foram depositadas para proteção de longo prazo.

No total, cinco bancos de genes depositaram quase 6.500 amostras de sementes no Svalbard Global Seed Vault: AfricaRice na Côte d’Ivoire, ICRISAT na Índia, Julius Kühn-Institute (JKI) na Alemanha, SADC Plant Genetic Resources Center na Zâmbia e o banco de genes nacional no Mali. O Seed Vault protege mais de um milhão de amostras de sementes no total, depositadas por quase 90 bancos de genes mundiais nos últimos 13 anos.

“Queremos usar uma variedade de métodos para garantir a preservação adequada dos genes destas frutas valiosas”, disse Monika Höfer, gestora do Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas do JKI. O instituto concluiu o seu segundo depósito no Seed Vault esta semana, protegendo as sementes de morango silvestre.

O objetivo é continuar a adicionar da coleção de nosso banco de germoplasma ao Seed Vault, disse Höfer, acrescentando: “Até agora, temos apenas algumas amostras armazenadas no cofre, enquanto outros bancos de germoplasma armazenam milhares”.

Este depósito também marcou um primeiro passo notável: o Coordenador do Seed Vault Åsmund Asdal (NordGen) colocará as sementes da JKI na mesma caixa do depósito do ano passado para economizar espaço para remessas futuras. Isto é agora possível graças a uma atualização do Seed Portal, o sistema de banco de dados gerido pela NordGen que contém informações sobre as sementes no Seed Vault e onde estão armazenadas.

Entre os outros quatro bancos de genes que depositaram sementes esta semana estava o banco de genes nacional no Mali, que tem um total de 3.446 amostras de sementes – principalmente de sorgo, uma cultura importante na região – na sua coleta.

“Desta vez, estamos a enviar 324 tipos diferentes de arroz para o Seed Vault, o que significa que, no total, um quinto de nossa coleção agora tem cópias de backup em Svalbard”, disse o chefe do banco de genes, Amadou Sidibe.

É a terceira vez que o banco de genes, que faz parte do Institut d’Economie Rurale (IER), envia sementes duplicadas para armazenamento em Svalbard.

“O principal desafio para o banco de genes nacional no Mali é encontrar recursos suficientes para conduzir o trabalho necessário”, disse Sidibe. “Também temos um número limitado de funcionários treinados e uma grande necessidade de treinar e contratar funcionários qualificados adicionais.”

O Svalbard Global Seed Vault foi inaugurado em 2008 como um local seguro de “backup” para bancos de germoplasma em todo o mundo, de forma a conservar duplicados da sua diversidade de culturas. Na pior das hipóteses, se uma coleção de banco de germoplasma for destruída ou se tornar inacessível devido a guerras ou eventos climáticos extremos, ou se a sua coleção for danificada devido à falta de financiamento suficiente ou acidente, as sementes duplicadas ainda estarão disponíveis para o depositante recuperar do Seed Vault e começar de novo.

“[É] uma excelente instalação global, crucial para salvar os nossos acessos e evitar a erosão genética”, disse Sidibe. “Contribui para o uso sustentável mundial de recursos fitogenéticos para alimentação e agricultura.”

No entanto, o Seed Vault não é adequado para armazenar sementes de todas as culturas. Culturas sem sementes, ou com sementes que não resistem à secagem e armazenamento em temperaturas de congelamento, o que muitas vezes é o caso de frutas de regiões tropicais, por exemplo, requerem outros métodos de conservação.

No entanto, o Svalbard Global Seed Vault continua a ser a maior coleção de diversidade de culturas da humanidade, e uma que foi projetada para suportar os efeitos do tempo.

Apesar da pandemia em curso, o Seed Vault está programado para abrir mais duas vezes este ano, em maio e em outubro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...