Green Cork: o projeto que já recolheu mais de 90 milhões de rolhas de cortiça
O Green Cork nasceu em 2008 pelas mãos da Quercus, e procura recolher rolhas de cortiça, entregando-as para reciclagem, utilizando posteriormente as verbas na plantação de árvores autóctones. Até ao momento, já foram recolhidas mais de 90 milhões de rolhas e plantadas mais de 925 mil árvores no país.
O projeto conta com o apoio do Continente, da Amorim, do Dolce Vita, e dos municípios, escolas, grupos de escuteiros, empresas e adegas que colaboram e tornam possível a continuação do mesmo ao longo dos anos.
Como descrevem, “o que vem da natureza volta à natureza”, fomentando um ciclo que beneficia o ambiente de várias maneiras, desde a reciclagem da cortiça até à rearborização. Desde o ano de 2011/12 o plantio de árvores está ao cargo do projeto Floresta Comum, através do qual já participaram 168 municípios.
O Green Cork tem de momento a decorrer a edição anual de 2020/21 do programa “Green Cork Escolas, sob o tema “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil” implementado pela Organização das Nações Unidas no presente ano. O objetivo é que os estabelecimentos de ensino (do jardim de infância até à universidade) e as IPSS recolham e entreguem rolhas de cortiça, e desenvolvam atividades relacionadas com a cortiça e com a sua reciclagem. As inscrições abriram no dia 23 de novembro de 2020, mas continuam a aceitar participantes até 30 junho de 2021. Saiba mais aqui.