Efacec apresentou hoje as novas soluções de mobilidade elétrica
A Efacec apresentou esta tarde no evento “To The Future, Fast” as suas novas soluções de mobilidade elétrica com a criação de produtos mais sustentáveis e preparados para a digitalização e a indústria 4.0. As soluções assentam no conceito de Modularidade (Modular Systems), patenteado e aplicado pela empresa, pela primeira vez, em dezembro de 2020, num produto da área de Transformadores, o Transformador Core 40 MVA.
Estas apresentam um aumento da funcionalidade do produto com a conectividade digital, ganhos ambientais ao oferecer mais soluções de carregamento elétrico, com menor footprint volumétrico, focando na fiabilidade, durabilidade e alta performance.
A nova geração “Public Charger”, distingue-se pelas características:
- Potências de 11kVA até 22 kVA em regime contínuo;
- Com saídas até 2 x 22 kVA, ou seja, possibilidade de carregamento de 2
veículos elétricos em simultâneo; - Nova interface com utilizador, mais simples e mais intuitiva;
- Acesso simplificado para manutenção;
- Possibilidade de integração de terminais de pagamento;
- Com funcionalidade “Smartcharging”;
- Atualizações remotas de software: “Over the air”
No segmento de carregadores ultra-rápidos de alta potência (350 kW) capazes de carregar todos os veículos elétricos, surge o HV350 G2:
- Potências de 350 kW / 500 A contínuos;
- Possibilidade de carga simultânea;
- Com funcionalidade “Smartcharging”;
- Arquitetura de suporte aos requisitos “Eichrecht”/”Calibration law”;
- ISO 15118;
- Com funcionalidade “Plug and Charge”;
- Funcionalidades de Ciber Segurança;
- Atualizações remotas de software: “Over the air”;
- Nova funcionalidade para suporte digital à manutenção remota;
- Interface com utilizador customizável.
Desenvolveu-se também uma nova ferramenta digital de gestão de carregadores e de redes de carregamento EV Core – Charging Point Management System:
- Customizável;
- Solução “fit to use”;
- Fácil configuração;
- Integração com “app mobile”;
- Integração com sistemas externos;
- Sistema inteligente de gestão de gestão de alarme;
- Possibilidade de “software as a service”;
- Compatível com qualquer equipamento OCPP;
- Com funcionalidade “SmartCharging”;
- Integração com sistema de pagamento e sistemas de faturação.
Entre os destinatários destes produtos estão gestores de frota, gestores e operadores de redes de carregamento, públicos e privados.
Na abertura da apresentação, Ângelo Ramalho, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Efacec, anunciou a extensão da plataforma QC com soluções até 180kW ainda no 1º semestre de 2021. Também a nova plataforma EVCore receberá novas funcionalidades em 2021, passando a incorporar acessos para manutenção e gestão de ativos. A nova geração de carregadores ultra-rápidos da gama HV, será lançada no primeiro semestre de 2022.
Michael Silva, Chief Comercial Officer & Executive Board Member da Efacec, diz que a eletrificação “é o principal motor da descarbonização e um fator essencial para cumprir o papel principal do Acordo de Paris, de proteger o planeta”, pelo que, o foco da Efacec, “continua a ser a criação de soluções inovadoras para as sociedades de amanhã”.
Ao deixar clara a ideia de que “o futuro é elétrico”, a sessão contou ainda com a participação do piloto de Fórmula E da equipa DS Techeetah, António Félix da Costa. O campeão do mundo explicou que ao longo dos anos a competição o tornou um melhor ser humano, com maior consciência a nível ambiental em vários aspetos do seu dia a dia, e afirmou acreditar no poder que a Fórmula E tem de ajudar a promover soluções mais sustentáveis para o futuro.