Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: siga estas dicas para melhorar a eficiência energética no seu dia a dia



Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, uma data que pretende relembrar o percurso que se tem feito até aos dias de hoje na proteção dos direitos dos consumidores.

Como cita o CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo, foi em 1962 que o 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy declarou “os quatro direitos fundamentais dos consumidores: o direito à segurança, à informação, o direito à livre escolha e o direito a ser ouvido”.

Este ano, a ADENE – Agência para a Energia decidiu informar os consumidores portugueses sobre seis instrumentos que podem utilizar para aumentar a eficiência energética em sua casa e no seu dia a dia.

“Hoje os consumidores estão mais atentos ao tema da eficiência energética”, afirma a ADENE, garantindo que as ferramentas propostas “permitem melhores escolhas” na área da energia.

  • Poupa Energia – Este simulador ajuda-o a perceber os consumos que tem em sua casa e a reduzir a fatura de energia. É o único simulador que permite que se inicie no próprio site o processo de mudança de comercializador. Pode também encontrar conselhos práticos para poupar na sua fatura de electricidade.
  • Etiqueta Energética – Fique a conhecer as novas etiquetas energéticas e como poupar na aquisição dos seus eletrodomésticos. Desde 1 de março de 2021, que há novas classes da etiqueta energética e uma nova escala de “A a G”.
  • Aquecimento Eficiente – O objetivo deste site é ajudar o consumidor a conhecer o sistema de aquecimento que tem em sua casa, identificar a sua eficiência e classe energética, e ajudar a planear a sua substituição por uma solução mais eficiente, se possível recorrendo a energias renováveis.
  • casA+ – Permite simular o quanto poupa na sua habitação. Ainda em fase experimental, este simulador já permite aplicar medidas de melhoria na sua habitação, nomeadamente na escolha de eletrodomésticos mais eficientes e na adoção de iluminação mais eficiente do tipo LED.
  • Viagem com pegada de carbono – Planear a viagens de modo consciente. Este simulador permite contabilizar o tempo que vai despender na sua deslocação, o custo, os consumos e as emissões resultantes das suas deslocações.
  • Simulador de Mobilidade elétrica – Comparação entre o consumo de energia, as emissões e o custo de uma viagem feita com o seu veículo e um veículo elétrico.

Em Portugal, o regime jurídico aplicável à defesa dos consumidores está presente na Lei nº 24/96, de 31 de Julho – Lei de Defesa do Consumidor. Caso queira saber mais informações, pode também consultar a página do CIAB.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...