Como Nova Iorque transformou o maior depósito de lixo num oásis verde



Após o encerramento do aterro de Fresh Kills, as autoridades do Estado de Nova Iorque em conjunto com organizações sem fins lucrativos iniciaram uma transição que transformou o que costumava ser um enorme depósito de lixo num oásis verde para plantas nativas. Recorde-se que Fresh Kills absorvia todo o lixo da cidade de Nova Iorque.

O aterro, encerrado em 2001, foi transformado numa gigantesca área verde, três vezes o tamanho do Central Park. O desejo de convertê-lo em parque levou o Departamento de Urbanismo a criar um concurso internacional de design: o projeto de criação do maior parque de Nova Iorque, ganho pela empresa Field Operations.

Para a zona foram transportadas milhões de toneladas de terra rica em ferro, tubos de extração de metano e foi criada a canalização da água da chuva para longe das colinas de lixo. O parque fica na região de Staten Island e hoje é um dos maiores símbolos de recuperação de áreas degradadas do mundo. O projeto não foi tão simples, mas para a administração do parque, valeu muito a pena. Além da beleza que traz para a região, o espaço ainda tem a sua importância ecológica. Aos pouco, o parque foi ganhando forma e as espécies de plantas nativas foram surgindo. As obras ainda estão em andamento e estima-se que a reabertura total de todo o terreno deve acontecer apenas em 2036.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...