Abril foi um mês “muito quente” em Portugal, afirma o IPMA



Abril foi considerado um mês “muito quente” em Portugal e em algumas zonas da Europa devido às temperaturas superiores ao normal, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Verificaram-se valores inferiores ao valor médio em grande parte dos países , no entanto no extremo leste do continente e na parte oeste da Península Ibérica o mês de abril foi mais quente que o normal”, afirma o Instituto.

Os valores médios da temperatura do ar foram superiores ao esperado, tendo-se registado uma mínima de 9.76ºC e uma máxima de 20.25ºC, o que corresponde a anomalias de 1.63ºC e de 2.07ºC respetivamente.

Quanto à precipitação, no continente europeu abril foi considerado o mês mais seco, porém, a nível nacional, o valor registado de 82.5 mm esteve próximo do valor normal. As regiões Centro e Norte foram as únicas que registaram valores de precipitação acima do normal.

Em seguimento, o índice PDSI registou no final do mês “um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica na região Sul”, nomeadamente, no Algarve, com “seca moderada”, acrescenta o IPMA.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...