Rock In Rio inaugurou ciclovia em Lisboa. E vai ter estacionamento para bicicletas.
A organização do Rock In Rio e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) inauguraram hoje a ponte pedonal e ciclável que une as Olaias ao Parque da Bela Vista, na capital portuguesa, uma ligação de três quilómetros que pretende ligar sustentavelmente estes dois pontos, ajudando as necessidades de mobilidade sustentável da população.
Esta ciclovia é a contrapartida do Rock In Rio pela realização das edições de 2010 e 2012 do maior evento de música e entretenimento do mundo na capital portuguesa.
Na inauguração da ciclovia Rock In Rio, a vice-presidente do evento de música e entretenimento, Roberta Medina, garantiu que quem vier de bicicleta ao Parque da Belavista terá um estacionamento próprio para o seu veículo de duas rodas, uma área que será gerida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).
No site oficial do Rock in Rio, em www.rockinriolisboa.sapo.pt, e no da CML estarão disponíveis várias informações sobre as pistas cicláveis que o público pode utilizar para chegar ao evento.
O projecto insere-se ainda na rede de percursos e corredores cicláveis que liga os percursos de Benfica, na zona ocidental da cidade, ao Parque das Nações, zona oriental.
“Para esta edição desenvolvemos a campanha Eu Vou de Bicicleta, em parceria com CML e inserida no âmbito do Projeto Social do Rock in Rio, que visa promover a sustentabilidade enquanto atitude diária. A mobilidade e a compensação da pegada carbónica do evento são alguns dos aspetos que nos motivaram a promover a utilização de bicicletas na deslocação para a Cidade do Rock”, explicou esta manhã Roberta Medina.
Segundo um estudo de impacto económico da Universidade Católica de Lisboa, estima-se que a edição de 2008 tenha gerado mais de €63 milhões (R$159 milhões) de receitas para a cidade.
Cada edição do Rock in Rio gera cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo fortemente para a atividade hoteleira e de restauração e ainda para o acréscimo do consumo, ao promover a afluência de pessoas de fora da cidade, designadamente de turismo interno e internacional.
À semelhança das edições anteriores, o Rock in Rio procura contribuir para o melhoramento da cidade de Lisboa através de obras como a Ponte Pedonal e Ciclável ou o novo troço da Rede de Percursos e Corredores Cicláveis de Lisboa.
Desde 2004 que a presença do evento traduz-se em contrapartidas que beneficiam a população, sendo exemplo disso a reabilitação do Parque da Bela Vista, a substituição de parte da vedação, o melhoramento dos espaços verdes, a criação de um parque de merendas e a implantação de infraestruturas no local como iluminação, casas de banho e espaço de cantina para trabalhadores.
No âmbito da mobilidade sustentável, a inauguração deste novo troço da ciclovia vem sublinhar esta pró-actividade, tratando-se de uma infraestrutura que a população pode usufruir durante o evento e que permanece para além da edição do Rock in Rio-Lisboa 2012 como um bem de utilidade pública.