Comunidade da Beira Baixa oferece ‘kits’ pedagógicos aos agrupamentos de escolas da região
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) vai oferecer ‘kits’ lúdico-pedagógicos, sobre a Beira Baixa, a todos os agrupamentos de escolas da região.
Em comunicado, a CIMBB refere que os ‘kits’ Beira Baixa têm como objetivo “incentivar a apropriação, por parte dos mais novos (crianças e alunos), da história e património cultural material e imaterial da Beira Baixa, numa perspetiva de reforço identitário”.
A CIMBB desenvolveu dois ‘kits’ distintos, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0 (PIICIE).
À agência Lusa, o secretário executivo da comunidade, Hélder Henriques, explicou que o “Kit Ambiente” é dirigido a crianças do pré-escolar (5 anos) e vão ser entregues 250 durante este mês.
Já o “Kit Património” destina-se aos alunos do primeiro ciclo ao terceiro ciclo e serão entregues dois ‘kits’ por agrupamento.
“O primeiro centra-se sobretudo em experiências educativas ao ar livre e no contacto com a natureza. O segundo contempla a história e o património cultural da Beira Baixa. Este inclui, entre outros elementos, um livro, um guia de roteiros e um jogo de tabuleiro”, lê-se na nota.
Segundo a CIMBB, esta foi uma iniciativa complementar à oferta educativa formal, realizada em contexto letivo, que pretende mobilizar a comunidade escolar para o reforço e preservação da identidade local e para um conhecimento melhor do território, da sua riqueza, história e tradições.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Veja aqui o vídeo: