Metro Plastic: lançada iniciativa em 24 países na luta contra o plástico nos oceanos
No intuito de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, a METRO, empresa grossista internacional, da qual a makro Portugal faz parte, em conjunto com o Plastic Bank, empresa social que tem vindo a construir ecossistemas éticos de reciclagem em comunidades costeiras desde 2013, vai lançar a “Metro Plastic”.
A iniciativa é lançada hoje em 24 países em todo o mundo onde a METRO está presente, e tem como objetivo nos primeiros 12 meses, recolher mais de 65 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a mais de 1 milhão de quilogramas de resíduos de plástico, antes de entrarem no oceano.
A cooperação será lançada sucessivamente nas lojas METRO em todo o mundo, incluindo a makro Portugal, da qual fazem parte as suas 10 lojas localizadas em território nacional, sendo alicerçada numa campanha comercial de 2 semanas, durante a qual o tema do plástico será destacado ainda com maior força.
A campanha deverá centrar-se nos produtos específicos de cada país com embalagens de plástico mais sustentáveis, por exemplo, porque requerem menos material plástico virgem após um redesign, porque contêm conteúdo reciclado, porque são compostáveis ou porque são muito mais fáceis de reciclar devido a uma mudança de material ou de cor. O objetivo final é que os consumidores tomem decisões mais conscientes e façam a reciclagem.
Ao adquirir produtos de campanha, a METRO, os seus clientes e os seus fornecedores participantes apoiam o trabalho do Plastic Bank. Alguns dos fornecedores são a PepsiCo, SC Johnson, Unilever Retail e Unilever Professional by Diversey, GSK, Nestle Professional, P&G, Essity, Fromagerie Bel, Henkel Laundry Care e Henkel Beauty Care, Coca-Cola Europacific Partners, Coca-Cola HBC e Danone.
“Na makro Portugal estamos muito conscientes de que apenas com uma atitude proativa da parte de toda a cadeia de valor e fornecimento, conseguiremos alterar estes cenários que prejudicam o planeta e, em última análise, a nossa qualidade de vida.(…) Esta ação é algo de que nos orgulhamos e para o qual chamamos a atenção de todos os que connosco se relacionam. Unidos faremos sempre a diferença.” afirma Filipa Herédia, Communication & Engagament Manager da Makro Portugal.
Andrea Euen-heim, membro do Conselho de Administração da METRO AG responsável pela sustentabilidade, refere “Na METRO preparamos o caminho para que os nossos 16 milhões de clientes possam gerir os seus negócios de forma sustentável. Com a Iniciativa METRO Plastic, damos-lhes poder, por um lado, para lidarem com os resíduos plásticos nas suas próprias operações. Por outro lado, unimos forças com eles, fornecedores selecionados, e o Plastic Bank para manter anualmente cerca de 1,3 milhões de quilos de resíduos plásticos fora dos oceanos, apoiando ao mesmo tempo as comunidades costeiras vulneráveis”.