Quénia: reality show ensina agricultores a serem mais produtivos (com VÍDEO)
Um reality show queniano, Shamba Shape-Up, está a ensinar os agricultores daquele País africano a melhorarem os seus rendimentos rurais, serem mais produtivos e, porque não, tornarem-se melhores profissionais.
Criado por David Campbell, director da empresa de educação e entretenimento Mediae, o programa ensina os agricultores quenianos a plantar as batatas de forma correcta, a tratar diariamente das suas aves e outras funções básicas do dia-a-dia de qualquer gestor agrícola. Por outras palavras, a serem mais produtivos.
Partindo do princípio básico que ninguém nasce ensinado e que é possível melhorar sempre – sobretudo num País e continente com pouco acesso a informação –, o Shamba Shape-Up transformou-se rapidamente num sucesso de audiências. E tornou George Mungai, um pequeno agricultor dos arredores de Nairobi, numa estrela de televisão.
Pode ver aqui todos os nove episódios já emitidos.
“O programa tornou-me num melhor agricultor”, explicou Mungai, de 54 anos. Mais importante, explica o Guardian, Mungai tornou-se ele próprio num professor. Os seus vizinhos são agora visitas regulares de sua casa, querem aprender, eles próprios, dicas sobre como podem tornar a sua agricultura mais rentável.
“A agricultura é a espinha dorsal do Quénia e o sustento de muitas pessoas. Temos uma audiência rural potencial de 5,6 milhões de pessoas… mas não há informação sobre agricultura na televisão. Queremos estabelecer uma série que dê aos agricultores informação de uma forma educativa e que entretenha”, revelou Campbell.
O produtor até deixa algumas críticas aos países primeiro-mundistas. “O mundo desenvolvido gasta muito pouco dinheiro na comunicação com os agricultores. Gastam milhões em pesquisa e, sinceramente, não têm mostrado muito”, revelou o responsável.