Curioso sobre o lixo que chega às praias de Santa Cruz? Agora pode conhecê-lo



Até 3 de setembro vai poder conhecer o lixo que deu à costa nas praias de Santa Cruz, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. “Quanto lixo existe na tua praia?” é a nova exposição de Catarina Morgado Soares, residente no concelho de Torres Vedras, onde a mesma dá a conhecer o trabalho voluntário de recolha de lixo marinho que tem realizado.

Entre 2018 e 2020, a ambientalista realizou 392 ações de limpeza e recolheu 22.624 litros de lixo.

Boias de metal ou de vidro, brindes de diferentes marcas de gelados que remontam aos anos 60 e 70, ou tampas de refrigerantes dos anos 70, são alguns dos itens que vai poder encontrar no espaço. Alguns resíduos que Catarina Morgado Soares encontrou têm inclusivamente atravessado o oceano Atlântico através das correntes marítimas, como é o caso de material de pesca usado na costa leste dos Estados Unidos da América.

Esta mostra tem o intuito de alertar de forma criativa para a problemática do lixo marinho, que tem afetado severamente os oceanos e as zonas costeiras. Recorde-se que os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta e fornecem mais de 50% do oxigénio do mesmo.

Pode visitar o espaço gratuitamente de segunda a sexta feira, entre as 9 e as 17 horas, sendo que este fecha das 13 às 14 horas para almoço.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...