Setor das TIC é responsável por cerca de 4% das emissões globais de CO2
Com o aumento da procura global pelas comunicações digitais, resultado da pandemia da Covid-19, o setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornou-se responsável por 3 a 4% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) – o dobro do setor da Aviação. Esta é uma da principais conclusões indicadas pelo novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), que prevê ainda um crescimento de 60% da utilização de dados a nível global em 2021.
Com este crescimento, a indústria poderá ser responsável por até 14% das emissões mundiais de CO2 até 2040, contudo, não precisa de ser este o desfecho. Os autores do relatório consideram que é possível reverter o seu impacto através da adoção de medidas concretas, como o investimento em eficiência energética e energias renováveis, e com o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade.
Os dados indicam que existem fortes sinais de um aumento de preocupação por parte da indústria em diminuir a sua pegada carbónica. A maioria das grandes empresas de telecomunicações comprometeram-se a reduzir a energia necessária por unidade de tráfego em cerca de 70% até ao final desta década e, a BCG estima que a tomada de ação da indústria das TIC poderia eliminar até 15% de todas as emissões globais até 2030, mais de um terço do total das reduções de emissões necessárias para cumprir os objetivos de sustentabilidade global. No total, poderiam ser poupados 12,1 gigatoneladas de CO2, o que equivaleria a mais de 5 biliões de euros.
Por outro lado, prevê-se um crescente interesse dos consumidores sobre as empresas para priorizarem as suas estratégias de sustentabilidade e uma predisposição das gerações mais jovens em pagar mais 10% por produtos de telecomunicações mais “verdes”. É necessário que as TIC olhem para a sustentabilidade como uma oportunidade para gerarem valor, captarem investimento, e como uma ferramenta para gerar poupanças de custos e/ou novas receitas, através da eficiência energética, dos possíveis preços a praticar e da fidelização dos clientes.
“A sustentabilidade é, cada vez mais, um fator de escolha ou exclusão por parte dos consumidores e, com a crescente consciência sobre o impacto das telecomunicações no ambiente, este setor enfrentará uma grande pressão nos próximos anos. Assim, as empresas que liderarem as políticas de sustentabilidade não só conseguirão beneficiar de condições mais competitivas, como fidelizar mais consumidores”, afirma José Ferreira, managing director e partner da BCG.