Alemanha já conta com três autoestradas eletrificadas para carregar baterias de camiões em andamento



Todos os dias milhares de camiões circulam nas nossas estradas, e sendo estes veículos movidos a combustíveis fósseis, contribuem de igual forma para a poluição atmosférica. Agora, a nova iniciativa “Plataforma Nacional para o Futuro da Mobilidade” desenvolvida pelo Ministério dos Transportes Alemão, quer revolucionar a maneira como estes circulam.

Através da nova tecnologia eHighway, desenvolvida pela Siemens Mobility em parceria com a Continental Engineering Services (CES), os camiões podem conduzir de forma totalmente elétrica através de um sistema de linha aérea elétrica, que vai carregando as baterias à medida que estes circulam.

“Estamos a transferir o princípio da eletrificação ferroviária para a rodoviária. Os coletores atuais serão desenvolvidos e produzidos de acordo com os padrões automotivos. A parceria entre a Continental Engineering Services e a Siemens Mobility é um passo importante em direção ao transporte de carga neutros para o clima”, explica Christoph Falk-Gierlinger, Diretor Executivo da CES.

O Ministério dos Transportes Alemão pretende implementar a tecnologia em 4 mil quilómetros de estradas até 2030. Esta mudança vai permitir poupar a emissão de 12 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente, caso a eletricidade seja proveniente de fontes renováveis.

O novo sistema já está a ser estudado em três autoestradas da Alemanha, na A5 em Hesse, na A1 em Schleswig-Holstein e na estrada nacional B462 em Baden-Württemberg.

“O transporte rodoviário desempenha um papel central na luta contra as alterações climáticas. Na Alemanha, causa um terço das emissões de CO2 do setor de transportes. Os fabricantes de camiões estão à procura de vários conceitos de redução. Com a eHighway, a Siemens Mobility já criou uma tecnologia pronta a utilizar para o tráfego de camiões com eficiência energética, custo-benefício e livre de emissões, que pode ser combinada com outras unidades. Esta pode tornar-se a espinha dorsal da proteção ambiental no transporte rodoviário”, afirma Michael Peter, CEO da Siemens Mobility.





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