Rede de Ecocentros de Cascais já salvou 29 toneladas de resíduos



A rede de Ecocentros de Cascais foi premiada pela Academia Electrão na categoria “Contentorização Electrão”, destinada a projetos que promovem a eficácia no armazenamento e transporte de resíduos urbanos. O projeto pioneiro começou a ser implementado há cerca de um ano, e já evitou que mais de 29 toneladas de resíduos fossem colocados em aterros, e que fossem emitidas mais de 943 toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Estes Ecocentros vieram criar 12 novos fluxos recicláveis, disponíveis em todas as freguesias do concelho de Cascais, numa lógica de disponibilizar mais e melhores sistemas de contentorização aos munícipes. Cabos elétricos; pequenos eletrodomésticos; pilhas e baterias; lâmpadas; cassetes, DVD’s e CD’s; toners e tinteiros; sprays; latas de tinta; livros e revistas; rolhas; caricas; loiças, espelhos e vidros que não sejam embalagens, são os tipos de resíduos que ganharam uma nova vida no concelho. Muitas vezes estes materiais acabam nos resíduos indiferenciados pela dificuldade da população encontrar os locais mais adequados para a sua correta separação.

Além de reduzir os quantitativos de resíduos indiferenciados no concelho, o projeto contribui para a redução da contaminação dos resíduos recicláveis, o que acontece quando são colocados outros resíduos nos contentores destinados ao papel, ao vidro e às embalagens de plástico e metal.

Com este projeto, a Cascais Ambiente consegue incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, dando um contributo importante para a implementação da Economia Circular e de políticas de sustentabilidade a nível local, como tem vindo a ser preconizado pela Câmara Municipal de Cascais.

Pode encontrar os Ecocentros Fixos em Cascais (Largo da Estação), Alcabideche (Largo de Alvide), Estoril (Largo da Quinta da Carreira), Parede (Estação), Carcavelos (Estação) e São Domingos de Rana (Rua de Matarraque na Escola Matilde Rosa Araújo). Já os Ecocentros Móveis, estão terça e sexta feira em Alcabideche e São Domingos de Rana, segunda e quinta feira em Carcavelos, quinta, sábado e domingo em Cascais, segunda e quarta feira no Estoril, quarta e sábado na Parede.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...