Siemens quer levar sistema de circulação dos eléctricos para a auto-estrada (com VÍDEO)



A Siemens acabou de apresentar o conceito eHighway of the Future, uma solução de mobilidade sustentável, eficiente e com menores emissões de carbono que envolve a electrificação de camiões e auto-estradas.

A solução está em fases avançada de testes, na Alemanha, e permite a circulação de veículos pesados da mesma forma que circulam os eléctricos em ambiente citadino.

Através de uma simples integração nas estradas e infra-estruturas existentes, esta solução apresenta-se como uma alternativa “mais sustentável e eficiente” para a circulação de veículos pesados. Paralelamente, garante uma redução substancial das emissões de CO2 e da utilização de combustíveis fósseis, assim como a diminuição da carga poluente nas áreas residenciais e agrícolas.

“Quando a maioria das pessoas pensa em emissões de veículos, assume que são os veículos ligeiros os responsáveis pela maior parte dos danos mas, na verdade, são os camiões comerciais os principais culpados”, explicou em comunicado Daryl Dulaney, CEO do Sector Infrastructures & Cities da Siemens. “O transporte de carga nas estradas dos Estados Unidos deve duplicar até 2050, enquanto os recursos globais de petróleo continuarão a esgotar-se”.

Este sistema resume-se à infraestrutura de fornecimento de energia eléctrica – em que a componente visível é o fio de contacto ou catenária – e a veículos pesados com uma motorização híbrida diesel-eléctrica, equipados com a tecnologia e software necessários para gerir o contacto eléctrico.

Os camiões são concebidos para utilizar tanto energia eléctrica como combustível, mudando automaticamente para o modo eléctrico quando detectam e entrando em contacto com a catenária. Quando os camiões abandonam o fio de contacto, passam novamente a utilizar combustível.

À medida que a tecnologia for sendo utilizada de uma forma mais abrangente, a empresa acredita que cada camião equipado com um sistema de accionamento eléctrico vai poder utilizar a eHighway independentemente do tipo de motorização: puramente eléctrica – com baterias ou fuell-cells, híbrida diesel-eléctrica, motores de combustão a gás natural, ou outras.

A Siemens desenvolveu a tecnologia de suporte para tornar este conceito numa realidade, incluindo infra-estruturas, software, hardware e accionamentos. O projecto está prestes a ser também testado nos portos de Los Angeles e de Long Beach.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...