Hortas urbanas são um sucesso no GPA Roadshow

As hortas urbanas têm tudo para ser um dos fenómenos da segunda década do séc. XXI, em Portugal. Saiba aqui porquê.

Green Savers

Na última semana, milhares de pessoas – entre as quais 2.500 crianças –  foram atraídas até à Praça da Liberdade, em Almada, para assistir ao GPA Roadshow Cidades Sustentáveis.

O Almada Sustentável decorreu até dia 29 de Maio, um sábado, sendo que uma das atracções do evento, segundo o Jornal de Notícias, foram as hortas sustentáveis instaladas na praça almadense.

“Uma das coisas que teve mais aceitação e que suscitou maior curiosidade foram as nossas hortas biológicas, [ou seja] canteiros que simulam as hortas e que podemos ter em espaços mais pequenos, na varanda, num cantinho do logradouro ou no terraço”, explicou Catarina Freitas, directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Almada.

A partir destas experiências, as pessoas podem “aprender a produzir parte dos alimentos que necessitam para o seu dia-a-dia”, revelou Catarina Freitas, que admitiu ainda que esta é uma forma de “reinventar a agricultura no contexto urbano”.

Outra das novidades desta edição do GPA Roadshow Almada Sustentável foi um jardim sensorial, onde as pessoas aprenderam a construir jardins em espaços exíguos e adaptados às nossas características climáticas.

Antes do Almada Sustentável, o GPA Roadshow passou por Oeiras, onde ficou expressa a possibilidade de todos – mesmo os que habitam em apartamentos – aderirem a projectos de hortas e jardins biológicos. Em Oeiras, até houve lugar a um mini-curso de jardinagem em varandas.

Saiba aqui mais sobre o GPA Roadshow.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.