Quercus: Projecto Ecobrigadas vence Energy Globe 2012. Conheça-o melhor aqui.



O projecto Ecobrigadas, que entre 2009 e 2010 sensibilizou para a eficiência energética em escolas e habitações portuguesas, recebeu o Energy Globe Portugal 2012, na categoria Juventude.

Ao longo destes dois anos, o Ecobrigadas informou os cidadãos em geral e comunidades escolares sobre a necessidade de economizar energia, de forma a garantir um desenvolvimento sustentável.

Para tal, foi avaliado o potencial de poupança de energia em 281 agregados familiares, através de inquéritos directos às famílias e da verificação dos seus hábitos de utilização de energia, tendo sido abrangidas 866 pessoas. O mesmo processo foi realizado em 21 escolas, onde se procedeu a mini-auditorias de modo a identificar em que locais se podia poupar energia.

Foram ainda realizados 48 workshops públicos para 1.529 participantes sobre poupança de energia em casa e 17 sessões dirigidas a 290 professores, de modo a ajudar na integração do tema nos programas de ensino.

O prémio foi entregue na quinta-feira, em Lisboa, e é o segundo galardão recebido pela Quercus em três anos. Em 2009, a ONGA tinha já recebido o Energy Globe, na categoria Fogo, pelo projecto EcoFamílias 225.

Organizado desde 1999 pela Fundação Energy Globe, fundada e  presidida por Wolfgang Neumann, este prémio internacional de sustentabilidade e energia distingue, anualmente, projectos de todo o mundo que promovam a preservação dos recursos naturais e a utilização de energias renováveis.

Todos os anos, candidatam-se cerca de 800 projetos e iniciativas, que competem por esta distinção em cinco categorias: Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude. www.energyglobe.info





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...