Soares da Costa entra nas renováveis com a compra da Self Energy



A construtora Soares da Costa completou esta semana a entrada no mercado da eficiência energética com a aquisição da Self Energy, uma empresa portuguesa já presente em Espanha, Reino Unido e Moçambique.

De acordo com um comunicado enviado pela histórica construtora à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a empresa chegou a acordo para a compra da empresa Energia Própria, dona da Self Energy, por 6,5 milhões de euros, um valor que será ajustado no futuro, em função da performance desta última.

O acordo com os accionistas da Self Energy, onde se inclui, por exemplo, a Fomentinvest, passa pela compra, por parte da Soares da Costa, de uma posição de 57,26% no capital da Energia Própria. Os restantes 42,47% manter-se-ão na titularidade de alguns fundos e promotores da Energia Própria.

A Self Energy desenvolve a sua actividade no mercado da eficiência energética e desenvolvimento de projectos de energias renováveis.

No início do mês, a Self Energy ganhou um concurso para fazer a electrificação dos postos administrativos da província de Maputo, Moçambique. De acordo com a empresa, serão intervencionadas residências, escolas e centros de saúde, que vão passar a dispor de electricidade com base na energia produzida por tecnologia solar fotovoltaica.

“Esta transacção insere-se no plano estratégico ‘Ambições Renovadas 2014’, aprovado recentemente pela Soares da Costa e que implica o investimento de mais de 300 milhões de euros até 2014 em áreas como as energias renováveis, ambiente e construção.

O plano prevê ainda alienar activos não “core” num valor entre os 150 e 170 milhões de euros. Depois da Self Energy, que aquisição se seguirá?

Descubra a Self Energy no vídeo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...