Espanha terá a maior rede de alta velocidade da Europa



Em Dezembro, a Espanha será já a líder europeia em termos de extensão da rede ferroviária de alta velocidade, com a entrada ao serviço de um eixo de 483 quilómetros entre Madrid e Valência.

Com mais esta inauguração, prevista para 18 de Dezembro, o país vizinho ficará com uma rede de mais de dois mil quilómetros de linhas de alta velocidade. Segue-se, em termos de extensão de linha europeia de alta velocidade, a França, com 1900 quilómetros, e a Alemanha, com 1300.

Em termos globais, Espanha passará para o terceiro lugar, depois da China (3500 kms) e do Japão (2500 kms).

José Blanco, o ministro dos Transportes, disse que esta linha era uma “arma contra a crise” e que novos investimentos estão já previstos, sendo que o objectivo é alcançar os 7000 quilómetros de linhas de alta velocidade em 2015.

Esta linha custará seis mil milhões de euros e reduzirá a viagem entre Madrid e Valência das quatro horas para os 90 minutos. Esta linha irá ligar ainda Madrid e Valência a Cuenca e Albacete, aumentando para 21 o número de cidades espanholas que já estão ligadas pela alta velocidade.

Recorde-se que Espanha já tem as linhas Madrid-Sevilha (inaugurada em 1992), Madrid-Valhadolid (2007) e Madrid-Barcelona (2008).

Enquanto em Portugal se discute, dia após dia, os prós e contras da alta velocidade, Espanha está a tornar-se, apesar da sua dimensão geográfica, um player de peso no desenvolvimento da alta velocidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...