10 dicas para tornar a sua máquina de lavar louça mais eficiente
Apesar do debate sem resposta sobre o que é mais ecológico, lavar a louça à mão ou utilizar uma máquina de lavar louça, esta última é, sem dúvida, mais rápida e cada vez mais a opção preferida. Assim sendo, o ideal é tornar esta tarefa o mais eficiente possível.
Siga estas dicas para conseguir que a sua máquina de lavar louça seja o mais amigável possível do planeta
1. Arranque com a máquina de lavar louça apenas com carga total
Antes de colocar a máquina de lavar louça em funcionamento, espere até ter uma carga completa. Isto ajudará a aproveitar ao máximo a energia, água e detergente que a máquina usa. Carregar a máquina de lavar louça de forma eficiente ajuda.
2. Escolha a sua máquina de lavar louça com sabedoria
Escolha uma máquina de lavar louça com eficiência energética e de água. Saiba como ler a etiqueta energética e escolha uma máquina classe A.
Procure ainda uma máquina que tenha prateleiras superiores ajustáveis (para que possa caber uma variedade maior de pratos), ranhuras para talheres (que mantêm os talheres separados e mais fáceis de limpar) e várias opções de ciclo, incluindo ciclos de meia carga e ciclos ecológicos. Além disso, observe cuidadosamente a classificação em decibéis; máquinas de lavar louça baratas podem ser muito barulhentas. Gaste um pouco mais para obter uma com melhor isolamento e a menor classificação de Db que puder pagar.
3. O detergente é importante
Opte por detergente líquido e em pó natural, biodegradável e livre de petróleo e fosfatos. Além disso, procure produtos vendidos a granel para economizar na embalagem.
4. Salte a pré-lavagem
A maioria das máquinas de lavar louça hoje em dia é poderosa o suficiente para remover toda a sujidade, portanto, uma grande quantidade de pré-lavagem à mão costuma ser apenas perda de água e tempo.
5. Diminua o aquecimento
A maioria das máquinas de lavar louça modernas tem aquecedores de reforço para aquecer a água que sai do tanque de água da sua casa. Parece bastante redundante, certo? Baixar o termostato do tanque de água para 120 graus resulta em economia de energia adicional sem comprometer a limpeza.
6. Ar seco
Em vez de deixar a sua máquina de lavar loiça utilizar calor elétrico ou ventilador para secar a louça, basta abrir a porta no final do ciclo de lavagem e deixar secar ao ar. Deixe os pratos secarem durante a noite e estes estarão prontos quando acordar. Outra opção são os minerais que absorvem a humidade. Estes minerais absorvem o calor durante o ciclo de lavagem e depois libertam-nos durante o ciclo de secagem, ao mesmo tempo que absorvem a humidade. Os minerais podem reduzir o consumo de energia em 20 por cento.
7. Escolha o tamanho certo
Escolha o modelo de tamanho que se adapta às suas necessidades. Um modelo compacto é mais eficiente do que um grande, a menos que precise colocar a máquina a lavar várias vezes ao dia. Para duas pessoas, um modelo mais pequeno pode ser o ideal.
8. Use menos pratos
Usar menos pratos e utensílios ao longo do dia significa fazer menos cargas na máquina de lavar louça, economizando energia, água e detergente.
9. Mantenha os aparelhos grandes longe uns dos outros
Colocar a máquina de lavar louça ao lado do frigorífico fará com que este último tenha que trabalhar mais devido ao calor que sai da máquina de lavar.
10. Execute a máquina de lavar louça fora do horário de pico
Atrase o início da sua máquina de lavar louça para horários fora do pico (muitas unidades têm temporizadores que iniciarão o ciclo num horário programado). Existem algumas tarifas bi-horárias no mercado que ajudam neste sentido.