Quanto tempo pode durar uma bolha? Esta resistiu durante 465 dias



Relembra-se das bolhas de sabão que fazia quando era criança? E de acompanhar o seu trajeto após o sopro, para ver quanto tempo elas conseguiam ficar a flutuar no ar? A verdade é que as bolhas estoiravam em poucos segundos, mas também não se esperava mais do que isso.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Lille, em França, criou uma bolha feita de água, glicerol e pequenas partículas de plástico, que resistiu intacta até 465 dias. A bolha durou mais 200 mil vezes do que uma bolha normal, sendo categorizada como a bolha com maior longevidade produzida em condições atmosféricas normais.

Para o estudo, criaram três bolhas diferentes e compararam a sua duração até estoirar – bolhas de sabão, bolhas de gás à base de água e bolhas de gás à base de água e glicerol. Como era esperado, as primeiras duraram apenas cerca de um minuto, e as segundas, entre 6 e 60 minutos. Graças à alta concentração de glicerol, as últimas conseguiram permanecer intactas por muito mais tempo.

Como explicam os autores, no caso da bolha de sabão, a gravidade faz com que o líquido se concentre em baixo, deixando uma película fina no cimo que acaba por rebentar facilmente. Além disso, a evaporação do líquido também leva a que seja menos resistente. No caso da bolha que conseguiu bater o recorde de longevidade, as partículas de plástico mantêm a espessura da bolha, e o glicerol absorve a humidade do ar, que acaba por neutralizar a evaporação, tornando-a mais resistente. O grupo acredita que esta rebentou após micróbios terem enfraquecido a sua estrutura.

 

As três bolhas criadas pela equipa. A. Roux et al., “Everlasting bubbles and liquid films resisting drainage, evaporation, and nuclei-induced bursting,” Phys. Rev. Fluids 7, L011601 (2022).




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...