Os oceanos estão a perder oxigénio devido às alterações climáticas
As alterações climáticas estão a sufocar os oceanos – em 2021, foi registada uma taxa de perda de oxigénio acima do limite crítico, alerta a União Geofísica Americana (AGU). Segundo os autores, esta perda significativa iniciou no ano passado e exige mudanças o quanto antes.
No estudo, os especialistas preveem que até 2080, mais de 70% dos oceanos começarão a sofrer com a desoxigenação. Prevê-se que esta situação ocorra em primeiro lugar na zona mesopelágica, ou seja, a zona entre os 200 e os 1000 metros de profundidade, mais precisamente a oeste dos oceanos Atlântico Norte, Pacífico Norte e Austral.
“Esta zona é realmente muito importante para nós porque muitos peixes de interesse comercial vivem nesta zona. A desoxigenação também afeta outros recursos marinhos, mas a pesca talvez seja a que está mais relacionada com o nosso dia a dia.”, explica Yuntao Zhou, o principal autor do estudo.
O aquecimento das águas faz com que estas percam mais oxigénio. Esta redução afeta gravemente o ambiente e a biodiversidade marinha, e consequentemente, as pescarias de todo o mundo.