Nasceu uma nova cria de macaco-aranha-da-colômbia no Jardim Zoológico
O Jardim Zoológico de Lisboa acaba de anunciar o primeiro nascimento de 2022, uma cria de macaco-aranha-da-colômbia (Ateles fusciceps rufiventris). Com apenas um mês, o pequeno primata é ainda muito dependente da progenitora e apresenta-se ao restante grupo ainda no colo da mãe. Segundo os especialistas, espera-se que a partir das 10 semanas esta comece a ganhar alguma independência e a explorar a instalação sozinha, mas até lá, é ao colo da progenitora que a poderá ver.
Embora a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) refira na Lista Vermelha que a população da espécie está em decréscimo, esta encontra-se a recuperar desde 2008, estando atualmente classificada em estado “Vulnerável” de extinção. De acordo com o Jardim Zoológico, as suas principais ameaças são a desforestação, a caça furtiva e a fragmentação do seu habitat. É por isso crucial manter os programas de recuperação do macaco-aranha-da-colômbia, de forma a garantir a conservação da espécie.
Aproveitando o facto de esta ser uma espécie reconhecida pelas constantes demonstrações de afeto entre macho e fêmea, e de ser quase o Dia de São Valentim, a equipa do zoo convida os casais a visitar a cria entre os dias 12 e 14 de fevereiro, e usufruir de um desconto de 50% de na compra do segundo bilhete de adulto (só nas bilheteiras).