Sabia que a sua esponja da cozinha abriga várias comunidades de bactérias?



A esponja com esfregão que tipicamente se utiliza para lavar a louça é, na verdade, um ótimo local para os micróbios se juntarem. Faz por isso sentido que, à medida que a esponja é utilizada, comece a ter um aspeto indesejável.

A principal razão para este acessório de limpeza ser um abrigo para várias comunidades de bactérias está na sua estrutura: tem diferentes camadas de separação, que conferem espaços combinados de diferentes tamanhos, tal como um solo saudável. Torna-se assim um ambiente rico em biodiversidade, onde tanto podem tanto viver bactérias que prosperam em comunidades diversificadas, como bactérias que prosperam de forma solitária.

“Como se pode ver, a esponja é uma maneira muito simples de implementar uma distribuição de vários níveis para aumentar a comunidade microbiana no geral” refere o autor Lingchong You. “Talvez seja, por isso, uma coisa realmente suja – a estrutura de uma esponja é o lar perfeito para micróbios”.

O estudo foi desenvolvido por engenheiros biomédicos da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature Chemical Biology.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...