Projeto europeu vai quantificar impacto das barragens na conectividade fluvial
O Dammed Fish é o primeiro projeto que vai quantificar o impacto de todas as barragens da Europa na conectividade fluvial Europeia. Liderado pelo Centro de Estudos Florestais (CEF) do Instituto Superior de Agronomia (ISA), e desenvolvido em parceria com entidades internacionais, está alinhado com várias estratégias e diretivas Europeias.
O projeto vai produzir ferramentas gratuitas para que os gestores possam identificar qual o melhor cenário de restauro, em cada bacia hidrográfica, de modo a maximizar a conectividade para as várias espécies de peixes. Assim, será possível reduzir os custos de intervenção e a perda de serviços de ecossistema resultante destas barreiras. A equipa espera poder contribuir decisivamente para uma melhor gestão das bacias hidrográficas, e conseguir influenciar futuras políticas da Europa sobre conectividade fluvial e conservação da biodiversidade piscícola.
Os rios ocupam menos de 1% da superfície terrestre e contêm apenas 0,01% de todo o volume de água presente no planeta, no entanto, suportam cerca de 9,5% de todas as espécies animais conhecidas e quase 50% de todos os peixes. De todas estas pressões, a construção de barragens e açudes, que fragmentam os rios, é considerada a pressão que afeta mais espécies de peixes a nível europeu – influenciando cerca de 75% de todas as espécies de peixes ameaçadas na Europeu.