Nestum vai apoiar apicultores nacionais e oferecer 300 colmeias



Está de regresso a campanha “Juntos Pelas Abelhas, e nesta segunda edição, a Nestum pretende oferecer 300 novas colmeias a apicultores nacionais. A iniciativa tem como objetivo apoiar os profissionais cujos apiários que se situem em regiões afetadas por catástrofes e calamidades em 2021, promovendo o repovoamento destes polinizadores.

Como tal, encontra-se aberto o concurso até 22 de março, que procura apicultores federados, elegíveis para a oferta dos núcleos de abelha-rainha, seguindo os critérios definidos pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o setor. Os apicultores selecionados no concurso serão revelados a partir do dia 6 de abril e a entrega dos núcleos será feita pela Nestlé, num prazo médio de 6 meses. O concurso é desenvolvido em colaboração com as duas federações apícolas nacionais FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e FENAPÍCOLA – Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel, que divulgam os beneficiários.

“A apicultura é uma atividade nacional de grande relevo e com muita expressão no nosso país, existindo cerca de 11 000 apicultores com um total de cerca 750 000 colmeias, distribuídas por todo o território nacional. Sendo esta atividade considerada como tradicional, conta já com muitos apicultores profissionais”, afirma Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. “As abelhas são associadas sobretudo à produção de mel, um alimento de excelência, mas também têm um papel predominante e fundamental na polinização, sendo essenciais para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos. Pese embora o clima propício do nosso país para a prática apícola e a boa dinâmica do nosso setor apícola, existem ameaças à produção apícola, tais como a introdução de novas doenças e novos predadores das abelhas e a ocorrência de catástrofes naturais, como tempestades, incêndios e seca. É neste contexto que o apoio aos apicultores cujos apiários se encontravam nas regiões afetadas por catástrofes e calamidades em 2021, foi muito importante para que estes possam continuar a sua atividade e contribuir para a sustentabilidade do planeta”, explica.

As candidaturas devem ser enviadas para os e-mails fenapicola@confagri.pt e info@fnap.pt.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...